Se você foi diagnosticado recentemente ou há muitos anos com uma doença inflamatória intestinal (DII) , o fato é qua a doença pode causar um grande impacto na qualidade de vida do paciente e cabe ao paciente se adequar com atitudes positivas para poder ter uma vida melhor.
Muitas pessoas possuem um dia-a-dia estressante, trabalhos com muitas demandas, transito caótico, violência que nos assusta, filhos, escola, afazeres domésticos, etc, ou seja sem tempo para respirar. Conviver com a doença de Crohn ou Colite Ulcerativa significa que você necessita fazer alguns ajustes em seu estilo de vida para que possa conviver de uma forma mais harmoniosa com a doença, e essas mudanças muitas vezes são necessárias sejam na dieta, estilo de vida, ou relacionamentos. Sem dúvida uma vez que o paciente decide mudar de vida, o impacto dessas mudanças será positivo no seu bem-estar e na sua qualidade de vida.
Infelizmente sempre fui muito estressada e isso não me ajudou em nada. Somente com o passar dos anos que percebi o quanto é importante certas mudanças que devemos fazer para o nosso próprio bem.
A aceitação da doença e o reconhecimento dela é o primeiro passo para uma vida mais feliz na minha opinião. Confesso que tive meus momentos de revolta, acho que muitos já se sentiram assim, aquela pergunta "por que eu?", "por que comigo"?, mas nada como um ano após o outro, muitos altos e baixos para concluirmos que o melhor é caminhar juntos, e percebemos que não somos os únicos com uma DII e procurar fazer o melhor da situação.
Algumas atitudes sempre tive desde que fui diagnosticada com doença de Crohn, mas outras somente as adotei depois que quase perdi a batalha pela vida para a doença e me tornei ostomizada.
Algumas mudanças que resolvi aplicar em minha vida.
desde que fui diagnosticada com doença de Crohn adotei a seguinte filosofia, "viver a vida com muita intensidade como se fosse o último minuto"
alimentação mais saudável, e menos processada
uma vida menos acelerada
criar um tempo só para mim, ou seja dedico 2 ou 3 vezes por semana 1 hora para fazer treino funcional. A atividade física é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.
Deixo para amanhã se não consigo fazer hoje.
o contato com a natureza, me revigora, me energiza, por isso sempre quando posso faço caminhadas com meu esposo e filhos.
Procuro sempre ver o lado positivo das coisas. Na vida temos a opção de enxergar o lado positivo ou negativo em tudo, mas se focarmos no lado positivo tudo fica melhor.
Em momentos que estive muito mal na UTI e semi-intensiva, cada pequena melhora era motivo para celebrar e se alegrar. O dia que me disseram que iria para o quarto, lágrimas escorreram pelo meu rosto de felicidade.
Valorizo ainda mais minha família, porque a qualquer momento algo pode acontecer. A felicidade é feita de pequenos momentos.
Desapego do material e de relações que não são saudáveis
Enfim muitas mudanças que foram com o passar dos anos e hoje me sinto mais tranquila, feliz, e de alto astral. E você quais atitudes tem tomado para melhorar sua qualidade de vida como paciente? Não espere o pior acontecer para você mudar! Compartilhe sua estória!
Obrigada The, com certeza você não está sozinha, estamos juntas nesta luta! Bjo
Estou adorando ler seus depoimentos e saber que não estou sozinha nessa luta. Vc fala de um jeitinho carinhoso e ajuda mesmo!! ♥️♥️