top of page
Search
Writer's pictureLuciana

Minha vida mudou, um novo capítulo

Updated: May 17, 2018

Ter uma bolsa de colostomia, sem dúvida não é um mar de rosas, mas também não é um bicho de sete cabeças!


A partir do momento que você se torna ostomizado, sua vida muda para melhor ou pior depende do ponto de vista de cada um e como prefere encarar. Eu prefiro acreditar que toda mudança é para melhor.


No meu caso por exemplo, com doença de Crohn há de mais de 26 anos na mesma região do intestino com inúmeras recidivas, chegou um momento que meu médico disse ou eu fazia a cirurgia de proctocolectomia ou um câncer poderia acontecer a qualquer momento no meu intestino. É sabido que para todos os pacientes de doenças inflamatórias intestinas as chances de ter um cancer após 10 anos de doença aumenta em 2%, mas depois de 30 anos pode chegar a 20%, então a solução foi a cirurgia para não correr este risco que poderia estar muito próximo.


Tive muitas complicações após a primeira cirurgia que durou cerca de 8 horas, fiquei internada por 34 dias, passei pela UTI e fiquei mais de 15 dias na semi-intensiva sem beber e muito menos comer, somente com alimentação parenteral e em 20 dias dos 34 passei por 3 grandes e complicadas cirurgias, literalmente fiquei entre a vida e a morte.


Voltei pra casa apática e sem motivação para seguir em frente, não tinha coragem de olhar no espelho, e quando olhava pensava, “essa não sou eu”….enfim, chegou um momento que resolvi tirar “a bolsa do armário” e assumir a minha nova realidade. Sem dúvida meu esposo que esteve comigo praticamente o tempo todo no hospital, me incentivou muito para que eu voltasse ser a Luciana de sempre, alegre, sorridente, brincalhona, que adora curtir a vida, e foi o que fiz aos poucos comecei a voltar a minha vida.


Hoje com 1 ano e meio após a primeira cirurgia, posso dizer que curto a minha vida e faço tudo e até um pouco mais que antes, sim porque agora não tenho aquela preocupação de saber se vou precisar de um banheiro público ou vou ter aquela cólica insuportável.


Literalmente minha vida mudou da água para o vinho, mas mudou para melhor, estou conseguindo transformar as adversidades em possibilidades.



Não me sinto menos bonita ou menos sexy por causa do que aconteceu, ao contrário me cuido muito mais que antes e minha auto estima recuperada continua em alta.


Então o que mudou em minha vida?

  • Sou muito mais grata pela vida que tenho, já que ganhei uma segunda chance para viver, então porque não faze-la melhor ainda que antes?

  • Meus valores, o que era importante antes talvez não seja mais ou vice-versa.

  • Sou muito mais seletiva que antes, descarto o que não me faz bem em todos os sentidos

  • Desapego total, já que estive próxima da morte, então porque vou me apegar a coisas materiais, se eu tivesse morrido teria deixado tudo, não é mesmo.

  • Sinto uma grande necessidade em ajudar a quem precisa, sempre fui solidária, mas hoje depois de tudo que passei, quero dividir minha estória e mostrar que pode ser até mais feliz que antes com uma bolsa de colostomia/ileostomia/urostomia, basta querer.

  • Não espere que alguém te faça feliz, seja feliz como você está e te aceite como é..Acho que este é o pontapé inicial para ficar bem consigo e com o universo.

E você, o que mudou em sua vida após ter ficado com uma bolsa ou após uma grande doença.


Compartilhe sua estória!


Se a vida te der limões, retribua com um belo mousse de limão!

32 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentarios


bottom of page